Milionarios de Vibe

#Reveillon na Chapada dos Veadeiros

História

Iniciou o povoamento na região por volta de 1750, com atividades de pecuária e do cultivo de trigo e café. Em 1912, foi descoberta a primeira jazida de cristal de rocha da região, que deu origem a atividade garimpeira da região, assim surgiu o povoado de São Jorge.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, foi criado em 1961, protege uma área aproximada de 24.061.14 ha do cerrado de altitude. Principal rio da Chapada é o rio Preto, um afluente do Rio Tocantins, que forma várias cachoeiras ao longo de seu curso.

Experiência

Estávamos em busca de uma aventura no Réveillon, encontramos a Natur - uma empresa de excursões de Goiânia - e embarcamos nessa aventura com eles. Foram 3 dias no povoado São Jorge, foi bacana, uma cidade bem roots, estrada de chão, alguns barzinhos, bem característico a um clima da Chapada.

  • 1º Dia

A 1º cachoeira escolhida foi a Santa Bárbara, fica na comunidade dos Kalungas, só entra acompanhado por um guia, no início da trilha tem um pessoal que barra a entrada se não tiver o guia. Achamos bem interessante que só autorizam a entrada de 50 pessoas por vez, assim, quando chegar a sua vez, você desfruta dessa beleza da natureza com mais intimidade. Quando está fazendo a trilha e começa a ver a transparência e a cor da água entre as árvores é de se empolgar e correr para dar um pulo naquele poço. Inacreditável tamanha beleza dessa cachoeira, da cor da água.

Não pode ficar muito tempo na cachoeira, então partimos para o nosso próximo passeio, Cachoeira Capivara, uma pequena trilha bastante interessante, pois você chega pelo topo da cachoeira, a visão é magnífica, pois é uma pedreira com água para todo lado, comecei a descer a cachoeira, porém começou a chover e por segurança o guia não deixou chegar até no poço dela, pois corria o risco de tromba d’água. Mas até o meio dela onde fui, deu para perceber o quão linda ela é, cada cachoeira tem sua particularidade.

  • 2º Dia

Dia de conhecer o Mirante da Janela e a Cachoeira do Abismo, a trilha da cachoeira do abismo se resume em várias pedras grandes e pequenas tornando-se de nível moderado, tudo depende do seu condicionamento físico, mas muitas pessoas ficam por ali mesmo para tomar um banho de cachoeira. Depois de uma pausa para descanso seguimos adiante, quando estávamos no topo de um morro, o Thiago da Natur nos disse: “O Mirante é só descer esse morro e subir aquele outro”, ou seja, a trilha já é um pouco mais difícil do que a primeira que enfrentamos, porém fomos firme e forte. Depois de quase 1 hora caminhando, chegamos no Mirante da Janela.

Mirante da Janela é um lugar específico, que transmite uma sensação de liberdade gigante. De acordo com meu GPS, subimos em torno de 970m de altura, e como o nome diz, é um mirante para a Cachoeira do Salto do Rio Preto. Indescritível o que passei lá em cima, porém estava exausto por causa do sol e da trilha e resolvi voltar. Com a falta de água, eu tive que tomar um pouco em um escoamento de uma mina que passava no meio da trilha, não estava muito boa, mas era o que tinha no momento. Chegamos na Cachoeira do Abismo de volta, e é aquela sensação de vários Km de trilha pesada, chegar e apreciar a água gelada da cachoeira, deu até um choque no corpo, foi revigorante para continuar a caminhada.

  • 3º Dia

Logo após a comemoração do réveillon, era o dia de acordar 6 horas da manhã para organizar as barracas e partir para conhecer a Catarata dos Couros. Depois de alguns momentos chegamos no local, iniciamos a trilha.

Fomos em uma época de chuva, de água em abundância, depois de alguns minutos de trilha leve, chegamos na cachoeira, que exuberância era aquela, lindo paredão, a água quase completava, o pessoal da Natur foi super atencioso e colocou uma corda para atravessar para o outro poço, e quando atravessamos vimos a proporção de água e extensão que era aquela cachoeira, aproveitamos um pouco ali, porém o tempo foi fechando e começou a chuviscar, e por segurança tivemos que ir embora, e não conhecemos as outras Cataratas dos Couros. Porém queremos voltar logo para conhecer.

Demais Informações
  • Local 1: Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira Capivara - Comunidade dos Kalungas
  • Local 2: Cachoeira do Abismo, Mirante da Janela - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
  • Local 3: Catarata dos Couros - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Vídeo

Next Post

Leave a Reply

© 2018 Milionarios de Vibe

Desenvolvido por Visual Tech />